Artistas

CARLA SCHWAB

Sobre

Pelotense-RS, radicada em Curitiba-PR é Artista Visual graduada pela UFPel-RS, atua como professora na Associação Cultural Solar do Rosário e em seu próprio atelier. Em Suas obras de teor contemporâneo-sustentáveis ,apresentam características notórias do universo vintage feminino. A construção de um último plano expressa arabescos, aguadas de cores, superfícies planas de luz ou simplesmente um “patch work” bidimensional que se unem em recortes vazados e colados com tramas pictóricas circulares policromáticas, onde a artista utiliza o pincel como se fosse uma agulha de crochê.

Filtros de café usados, recortes de listas telefônicas, revistas usadas, tecidos e tintas acrílicas, dão origem a sua criação sobre telas da reciclagem de garrafas P.E.T, sendo estes seus principais materiais, que interagem sobrepostos e harmoniosamente com o fundo, ora em primeiro plano, ora em meros vestígios visuais de suas rendas. Esta gama matérica reciclada e utilizada em suas obras exteriorizam sua preocupação com o bem estar do meio ambiente e conscientiza à ação social de cidadania. Carla Schwab, através de tramas, rendas, arabescos e cores tece a sua assinatura artística, e dentro deste milenar trabalho manual , a artista faz surgir a identidade , beleza, sutileza e toda a “Origem” e a “Força” de mulheres que influenciaram a cultura mundial.

Suas obras participam das edições da Casa Cor Paraná, sendo destaque como melhor trabalho relacionado com a sustentabilidade, Casa Cor de outros Estados brasileiros, salões de arte com premiações, exposições coletivas e individuais. Possui acervos particulares nacional e internacionais, tendo participado em 2011 em exposições por cidades francesas, em 2013 no Carrosel Du Louvre em Paris e em 2015 no Salon Internacional d’Art Contemporanian Du Carrosel Du Louvre e em 2016 participou da The Hudson Park-New York Public Library, durante a The New York – Big Apple II – Mail Arte Show.