Artistas

CLÉCIUS COSER

Sobre

Nascido em Espumoso, no RG, Sul em 1959.

Reside desde 1976 em Curitiba, onde mantém ateliê de escultura.

Cursou a Faculdade de Artes Plásticas “FEMP” em Curitiba, onde aprimora seus estudos de desenho e pintura, e decide-se pela escultura após um período de formação no Centro de Criatividade de Curitiba.

Sua carreira é extremamente rápida, desde a primeira exposição em 1980 e sua ascensão fulminante, em todo o sul do país. E hoje tem obras em todos os estados do Brasil.

Participa regularmente de salões, recebendo prêmios e encomendas oficiais merece elogios de imprensa em geral e da crítica especializada, que ressalta as qualidades intrínsecas de sua obra e destaca o esforço que representa dedicar-se a escultura em mármore, num ambiente onde a formação é precária e os recursos limitados. Transformando o bruto em formas belas e puras conforme a natureza oferece.

Além de esculpir em mármore, Clécius Coser executa grandes painéis de concreto e granito em baixos e altos relevos.

E sempre com a pedra que ele lida, polindo-a ou conservando-lhe sua rugosidade, conforme o tema tratado.

Presente oficialmente pela primeira vez em São Paulo na ocasião de exposição “Traço e Volume”, que reúne artistas do Paraná na FAAP em Junho/Julho de 1985, Clécius Coser deixa suas esculturas em várias galerias e opta finalmente por instalar um novo ateliê em São Paulo de 1987. Em 2005, instalou um estúdio em Taguatinga – DF.