Artistas

MAZÉ MENDES

Sobre

Mazé Mendes é Bacharel em Pintura e Licenciatura em Desenho pela EMBAP (Faculdade de Belas Artes do Paraná), Pós-graduação em Arte Educação pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná), cursos de extensão em gravura e história da arte.

Ministrou oficinas em diversas cidades do Paraná, professora da FAP/UNESPAR em 1984 a 2008.

Participa ativamente de vários certames artísticos no Brasil e exterior, com mais de 20 exposições individuais, e mais de 80 salões de arte e coletivas.

1980 – Nas décadas de 1980 e 1990 foi premiada em Salões Paranaense de Belas Artes, mostra do desenho brasileiro, entre outros.
Textos e imagens de seus trabalhos foram publicados em livros didáticos, dicionários de arte brasileira, livros de arte e revistas de comunicação visual internacional.

1997 – Em 1997 lançou seu primeiro livro “Traço e Cor – Travessia de um tempo”, no Memorial de Curitiba, com exposição individual. Em 2004 lançou seu segundo livro “Matiz”, com exposições itinerantes em Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. Em 2007 fez uma mostra individual com pinturas e fotografias o Museu Alfredo Andersen lançando o catalogo “Vestígios”.

2008 – Em 2008 expôs em Kobe / Japão no Hyago Prefectural Musem of Art, através de intercâmbio cultural Brasil – Japão – Mon. Em 2009 participa de coletiva com artistas brasileiros Poleeni – Finlândia no Pieksamaki Cultural Centre, e no Ava gallery em Helsinque – Finlândia.

2010 – Em 2010 participa de exposição conjunta no Espaço Cultural Voyageurs du Monde, em Lille – França. Neste mesmo ano participa de exposição conjunta e lançamento do livro: “Por que pintura?”, através de galeria Solar do Rosário em Curitiba. Participa da coletiva “O Estado da Arte”, no Museu Oscar Niemeyer.

2013 e 2014 – Em 2013, exposição individual “Continuum” – SESC – Paço da Liberdade – Curitiba – Paraná.
Em 2014 recebe a Comenda “Ordem Estadual do Pinheiro”, homenagem conferida pelo Estado do Paraná.